quinta-feira, 14 de maio de 2015

Camilo Santana cobra verba da União exclusiva para saúde dos estados

Governador do CE defende verba repassada diretamente à área da saúde.
CE vive crise na saúde; governador aponta redução de verbas como causa.

 

O Governador do Ceará, Camilo Santana (PT), defendeu nesta quinta-feira (14) que o Governo Federal crie um fundo federal exclusivo para a saúde e destinado diretamente aos estados e municípios. “A lei de responsabilidade fiscal diz que o estado tem obrigação de gastar 12% na saúde, nós estamos gastando 18%. E a União não tem obrigação de percentual. Ou a gente aumenta as verbas federais, cria uma nova fonte de financiamento, que eu defendi uma fonte exclusivamente para saúde, destinado diretamente a estados e municípios. Qual o hospital federal nos estados? Só nas universidades. O dinheiro tem que vir para nós”, afirmou Camilo Santana.
O governador visitou na tarde desta quinta-feira o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), uma das unidades que enfrentam superlotação e corredores ocupados de pacientes. Segundo Camilo Santana, a unidade já providenciou itens faltantes. “Tem seringas de 2ml, 3ml, 5ml. Hoje está faltando seringa de 3ml, nós podemos usar a de cinco. É um pouco mais cara, mas a pessoa não fica sem atendimento”, defende.
Médicos da unidade que preferiram não se identificar afirmam também que, além de seringas, o HGF enfrenta falta de gazes e fraldas. O governador afirma que aguarda apenas a entrega dos fornecedores.
Ele afirma também que o hospital ainda tem pacientes nos corredores, mas não sabe precisar a quantidade. Segundo o Sindicato dos Médicos do Ceará, 66 pessoas estavam fora de salas adequadas nesta quinta-feira.
Redução do repasse de verba federal
Um dos motivos da crise na saúde no Ceará, segundo Camilo Santana, é a redução do repasse de verba federal para saúde aos estados e municípios. "O Ceará e os municípios aumentaram o número de leitos, mas a rede privada que atendia pelo SUS reduziu em 48% o número de leito. No total, o Ceará perdeu 3% dos leitos", alega.
Camilo Santana afirmou que recebeu uma ligação nesta quinta-feira do ministro da Saúde Arthur Chioro, em que pede a antecipação do encontro dos governadores do Nordeste. O ministro foi convidado a participar do evento para debater a situação da saúde pública na região.
No encontro, segundo Camilo Santana, estão em pauta as reivindicações do estado, mas ainda não há um sinalização do Governo Federal sobre o aumento do repasse de verba para a saúde. "A presidente Dilma tem colocado que qualquer recurso novo só depois do ajuste fiscal. O orçamento já foi aprovado. No próximo encontro de governadores do Nordeste, nós convidamos o ministro Arthur Chioro. Por telefone, hoje, ele quer antecipar o encontro. Nós governadores vamos conversar sobre a necessidade de aumento de recurso"

faço o pedido da sua musica

Nome

E-mail *

Mensagem *